terça-feira, 8 de setembro de 2009

Superando obstáculos





Escrito por Camila Gonzalez




Com muita dedicação, os praticantes do Le Parkour conseguem superar os limites do próprio corpo realizando movimentos surpreendentes
Escalar muros, pular de lugares altos, realizar movimentos em obstáculos de forma rápida, segura e natural são técnicas aprendidas no Le Parkour. A prática, traduzida como “o percurso”, foi criada na década de 80 pelo francês David Belle. Seus praticantes, conhecidos como traceurs, ou traceuse no caso das mulheres, usam o corpo para superar diferentes obstáculos.
Existem mais de dez movimentos para se passar um obstáculo e o iniciante deve saber seus limites e ter cuidado ao executá-los. Primeiro, aperfeiçoa-se a técnica básica do movimento com sua repetição; só depois vem a prática da run, percurso onde o traceur atravessa todos os obstáculos que vê pela frente utilizando as técnicas aprendidas.
A exposição do Le Parkour na mídia ajudou a disseminá-lo pelo mundo. Em Brasília, são mais de duas mil pessoas, entre praticantes e interessados, como mostra a comunidade do Orkut Le Parkour Brasília. São poucos, porém, os que encaram a prática como uma disciplina. "Muita gente entra na comunidade só por curiosidade, são poucos os que têm o Parkour como estilo de vida", diz a traceuse Sofia Magalhães.
Ao ver um documentário sobre o tema, o estudante de Publicidade Pedro Santiago ficou fascinado: "Já faz dois anos que pratico e me sinto mais confiante de uma forma geral; o Parkour trabalha muito o lado psicológico, você está sempre lutando contra o medo", conta.
Concentração e dedicação são fundamentais no Le Parkour. Um movimento precipitado pode causar ferimentos graves. O traceur deve aprender a controlar seu corpo e mente. Além disso, um bom preparo físico é essencial, pois os movimentos exigem muito esforço.
Diferente de outras atividades físicas, no Le Parkour não há competições. Não há professores nem treinadores, a pessoa que estiver interessada deve procurar alguém que já treine ou dicas na internet.
AtividadeOs lugares para treinos podem variar, mas geralmente acontecem terças e quintas-feiras a partir das 18h30 na 303 sul e aos sábados pela manhã na 308 sul. Para saber mais: http://www.abpk.org.br/ ou http://www.leparkourbrasil.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores